Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon
Tenda geral

Navegar para Cima

Dicas da Tenda

mar 02
Como manter seu apartamento aquecido
O inverno está aí e com ele chegaram as baixas temperaturas e aquela vontade de ficar "encolhidinho" em casa, embaixo das cobertas.

Reunimos aqui, algumas dicas, para ajudar você a curtir o inverno:

Aquecedores
Os aquecedores são a alternativa mais comum na hora de aquecer a casa em dias frios. Os principais modelos disponíveis no mercado são os a óleo, a gás, os cerâmicos, os termo ventiladores e os de resistência. A diferença entre os modelos está na distância em que espalham o calor e no consumo de energia, além do preço.

Cuidado com ácaros e mofo
Esquentar os ambientes não é a única preocupação que se deve ter em mente. Para manter o calor dentro de casa, é comum deixar janelas e portas fechadas por mais tempo, o que acaba ajudando na proliferação de ácaros. Para evitar espalhar gripes e resfriados, e manter as alergias sob controle, é essencial cuidar da ventilação dos armários.

Tapetes garantem conforto e charme
No inverno, os tapetes aquecem ambientes e dão sensação de conforto e aconchego. Além disso, registram o estilo dos moradores aos espaços do lar.

Piso aquecido espalha calor por todo o cômodo
Para aquecer um ambiente inteiro sem ocupar muito espaço, a ideia é instalar piso aquecido. A tecnologia garante o aquecimento não apenas do chão, mas de todo o ambiente, pois o calor vai se dispersando.

Fonte: Site www.bonde.com.br
mar 02
Economia de água no apartamento

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene.

Gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. Veja algumas dicas de como economizar água – e dinheiro – sem prejudicar a saúde e limpeza de casa e das pessoas.

Hora do banho
Se fecharmos o registro, ao se ensaboar já é possível economizar cerca de 80 litros de água.

Ao escovar os dentes
Se uma pessoa escovar os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, são gastos 80 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 79 litros de água.

Na cozinha
Com um pouco de organização na hora de lavar a louça é possível economizar. Primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panela com esponja e sabão e, só então abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e novamente abra a torneira para novo enxágue. Só ligue a máquina de lavar louça quando ele estiver cheia.

Lavar a louça em um apartamento, com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 243 litros de água. Com ecomomia, o consumo pode chegar a 20 litros.

Reúna a família e combinem juntos as ações para economizar. Você estará contribuindo com o planeta e economizando o orçamento de toda a família.

mar 02
Cuidados na hora de fazer o financiamento do seu novo lar
Financiar a compra da casa própria pode ser uma boa opção para o comprador, desde que tudo seja bem planejado.

Os especialistas alertam para os juros do financiamento habitacional que variam, em média, de 8% a 10% ao ano para imóveis de até R$ 500 mil

No site do Banco Central (www.bcb.gov.br) é possível comparar os juros cobrados pelos bancos.

Os economistas recomendam financiar o valor mínimo para pagar menos juros. O melhor negócio é dar uma boa entrada no financiamento, juntar no mínimo 30% do valor do imóvel é uma boa opção para quem pode esperar.

"Se o valor do financiamento é menor, o consumidor vai pagar menos juros e em um prazo menor", explica o economista Miguel de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

A disputa pelo consumidor faz com que os bancos reduzam as taxas para quem é cliente e os juros podem cair ainda mais. É a chamada fidelização bancária e que pode ajudar o cliente na hora de negociar os juros.

Apesar do otimismo, a recomendação é de que a busca pelo crédito imobiliário seja planejada e segura. O financiamento é um compromisso de muitos anos e é importante que ele não comprometa o orçamento familiar.
mar 02
Horta vertical

A primeira coisa é escolher onde ela será montada e garantir que seja instalada num local ensolarado. As hortaliças precisam receber, no mínimo, cinco horas de luz solar por dia. Por isso, o ideal é instalar a horta junto à janela e, de preferência, onde o sol bata pela manhã.

Enumeramos abaixo, algumas dicas para te ajudar a montar a sua própria horta:
1) Local: você pode utilizar qualquer vasilhame, de jardineiras a jarros (com volume mínimo de 1 litro), além de garrafas PET de 2 litros (cortadas acima da metade). É preciso sempre furar embaixo para a drenagem da água.

2) Solo: o melhor é comprar terra pronta, com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio. Procure saber se a terra tem pH 6, o que significa que a terra não é ácida e a garantia de uma boa safra é maior.

3) Hortaliças: opte por hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e couve-folha, ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Como os vegetais tem, em sua maioria, as raízes longas, não são indicados para esse tipo de cultivo.

4) Plantio: a plantação começa com sementes ou mudas, dependendo da cultura. Informe-se sobre o espaço que cada hortaliça necessita para se desenvolver plenamente. Um pé de alface, por exemplo, deve ser plantado a 20 cm dos demais, enquanto para tomate e couve a distância sobe para 35 cm.

5) Manutenção: No início, regue três vezes por dia até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire plantas invasoras e proteja a horta de insetos, principalmente borboletas. Seus ovos viram larvas, que se alimentam das plantas.

Aproveite as dicas e o privilégio de colher sua saladinha do jantar diretamente da sua horta!

Fonte: Planeta Sustentável (site)

mar 02
Como deixar a sua casa ainda mais bonita com objetos recicláveis
Ideias simples e práticas podem deixar a decoração da sua casa ainda mais bonita e aconchegante para receber amigos e familiares. É só deixar a imaginação fluir.

As caixas deixam o ambiente organizado e se forem bonitas melhor ainda. Aqueles caixotes que encontramos na feira podem ser úteis e bonitos se pintarmos ou aplicarmos papeis decorativos, podendo ser usado como estante ou prateleira.

Outra dica interessante é utilizar garrafas de vidro para fazer arranjos decorativos de flores. É necessário apenas tirar o rótulo, ou se preferir, cubra as garrafas com papel adesivo colorido, ou pinte com tinta. Garrafas pet podem ser colocadas na parede para servir de suporte para as flores.

Uma ideia inovadora e que vem ganhando adeptos é a utilização de pneus velhos para criar puffs. Pinte dois pneus, depois coloque um em cima do outro coloque alguma almofada ou algo que possa ser o assento do puff e cubra com tecido.

Criar mesinhas com discos de vinil é bem interessante e ficam lindas. Use a imaginação para criar novos móveis.

Os móveis que estão velhos e que não usamos mais podem ser reaproveitados se soubermos como fazer. Lixar o móvel e depois pintar com uma nova cor, como azul ou amarelo, ou apenas um verniz, dão outra aparência e ficam lindos quando colocados juntos a móveis modernos.

Solte a imaginação e aproveite aquilo que você tem em casa!

mar 02
Proteja o seu condomínio do mosquito da dengue
Aproximadamente 80% dos criadouros estão no interior de residências, em recipientes com água parada como pneus, garrafas, vasos de plantas, caixas d'água destampadas e calhas.

Por isso, o controle a dengue deve ser feito durante todo o ano e não apenas nos meses mais quentes

Nos condomínios, cabe ao morador verificar possíveis focos e adotar as medidas preventivas em seu apartamento, principalmente em varandas, onde há muitos vasos de plantas. O ideal é colocar areia nos vasos ou furá-los, e também não se esquecer de limpar bordas de vasilhas de comida e água dos animais, assim evitamos a água parada.

O fosso de elevador geralmente acumula água e abriga razoável quantidade de mosquitos. É de lá que eles acessam os andares.

O síndico deve tomar providências destinadas às áreas comuns do edifício, manter piscinas sempre com cloro e na quantidade adequada, colocar cloro ou sal de cozinha nos ralos, principalmente de garagem, locais escuros e aprazíveis ao mosquito, evitar acúmulo de água em tambores e sobre guaritas com laje sem caída. É importante orientar os funcionários para que verifiquem pneus, gangorras e objetos para reciclagem de forma a não acumularem água em tambores e sobre guaritas com laje sem caída.

Com a colaboração de todos, o condomínio ficará livre do mosquito transmissor da dengue durante o ano todo!
mar 02
A sua casa mais espaçosa

Para quem tem pouco espaço, qualquer cantinho tem valor. O que faz a diferença nessa hora é a criatividade e a capacidade de improvisar.

Aposte sem medo nas prateleiras, elas são o jeito mais fácil de multiplicar sua área disponível. Mais do que servir como suporte para guardar suas coisas, esse recurso também tem o poder de colocar aquele objeto especial em evidência.

Outra dica importante são as cores das paredes, a regra é, quando mais claros os tons usados, maior é a sensação de amplitude. Também vale escolher cores mais frias.

Móveis sob medida são mais caros que os comprados prontos em lojas, entretanto o investimento pode poupar aborrecimentos futuros. Calculando com exatidão as medidas você evita perda de área útil.

E o mais importante faça pesquisas, não compre por impulso, veja o que é realmente necessário e aproveite.

mar 02
Pequenas atitudes para economizar
Primeiro é importante saber quais são os seus gastos, saber o que entra e o que sai em relação ao seu dinheiro. Assim você saberá quanto é necessário gastar para os itens básicos.

Economia nas compras:
A melhor maneira para economizar no shopping, supermercado, feira, etc. é fazer uma lista de compras e comprar apenas o que realmente precisa.

Fazer algumas pesquisas de preço e custo benefício em diferentes estabelecimentos antes de comprar qualquer coisa, também ajuda a economizar.
Evite ir ao supermercado com fome! Pesquisas indicam que compramos mais e além do que precisamos nessas ocasiões.

Economia no consumo:
Podemos economizar também nos gastos básicos de casa.
Uma torneira aberta desperdiça cerca de 40 litros de água por dia, isso soma mais de mil litros por mês.

Podemos minimizar fechando a torneira enquanto escovamos os dentes e ensaboamos a louça, lavar o carro e a calçada com um balde e não mangueira, deixar juntar algumas roupas sujas para serem lavadas e não demorar muito no banho.

Também podemos economizar na energia elétrica. Utilize lâmpadas florescentes que consomem cerca de 80% menos energia do que a lâmpada comum, controle o uso do chuveiro elétrico, não deixe as luzes acessas sem necessidade, não demore muito com a parta da geladeira aberta, junte peças de roupa para serem passadas e desligue a televisão quando não estiver assistindo.

Essas atitudes simples ajudarão no seu bolso e meio ambiente.

Utilize essas dicas em seu dia a dia e veja a melhora da sua economia doméstica.

fev 24
Como prevenir incêndios
Algumas dicas:

  • ​​Tome cuidado para não esquecer panelas no fogo e não instale cortinas perto do fogão;
Ao sair, verifique se o registro do gás está fechado e se os aparelhos elétricos estão desligados;

Evite guardar em casa grande quantidade de materiais inflamáveis, como álcool e solvente;
Não ligue equipamentos em uma mesma tomada. Isso pode causar sobrecarga e aquecer os fios e conectores;
Não deixe que crianças brinquem com fósforos, isqueiros, entre outros produtos que podem coloca-las em risco;
Mantenha as portas corta-fogo sempre desobstruídas e não coloque latas de lixos nas escadas;

Participe da Brigada de Incêndio do seu condomínio!

Você sabia?
O Secovi-SP editou o Manual de Prevenção a Incêndio, que traz recomendações importantes para síndicos, funcionários e moradores de condomínios. A publicação é vendida na Biblioteca do Sindicato. Informações:
E-mail: biblioteca@secovi.com.br ou (11) 5591-1306 


fev 03
Como evitar brigas em seu condomínio

Algumas discussões podem ser evitadas, se cada um fizer a sua parte.

Como por exemplo: evitar barulho, principalmente quando passar das dez da noite, orientar as crianças a não correr pelos corredores, colaborar com a limpeza do prédio, respeitar os regulamentos estabelecidos pelo condomínio.

Caso aconteça de algum morador não respeitar, um simples telefonema com uma conversa amigável pode ser a solução de todos os problemas.

Pense também: e se alguém reclamar de você? Na maioria dos casos é possível deixar de incomodar o vizinho  sem perder  sua liberdade e sem gastar nenhum centavo. Pense e tenha boa vontade para resolver o problema do outro. Quem sabe da próxima vez não será você a reclamar?

O ideal é uma conversa entre os próprios moradores sobre isso, pois quando o síndico é acionado e vai falar com o morador, sempre ouve a frase: "Mas por que ele não veio falar diretamente comigo?" Isso acaba incluindo mais um membro no conflito e aumentando a inimizade.

1 - 10Próxima